Por Tayana Narcisada CNN , Belém
Uma grande reestruturação de 8 avenidas ocorre em Belém, como preparação para receber a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro deste ano.
As medidas devem ajudar na fluidez do tráfego e todas as oito obras devem ser entregues até a COP30, totalizando a reconstrução de quase 25 quilômetros de ruas e avenidas.
O investimento é de mais de R$ 4 bilhões, disponibilizado pelo Tesouro Estadual, da Binacional Itaipu e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Segundo o Governo do Pará, responsável pela qualificação das vias, essas obras também serão um legado para os mais de 1,3 milhão de habitantes da cidade.
“A requalificação dessas oito vias importantes de Belém irá otimizar o controle, a gestão eficiente de informações e a segurança daqueles que transitam por esses locais: motoristas, ciclistas e pedestres”, afirma Ruy Cabral, secretário de Estado de Obras Públicas.
Em dezembro de 2024, a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) iniciou a requalificação e modernização da Avenida Duque de Caxias, uma das principais vias de Belém.
Localizada em um eixo estratégico de mobilidade, a avenida cruza dois bairros e conecta o centro da cidade ao Aeroporto Internacional de Belém, ao Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e ao Parque da Cidade.
Os dois últimos locais citados devem ser utilizados durante a COP30 para os debates sobre mudanças climáticas, sendo respectivamente, a Blue Zone e Green Zone.
Além disso, essa também é uma importante via de escoamento do tráfego em direção às saídas da capital.
Entre as ações previstas para a reestruturação das vias estão a adoção de sistemas de controle de tráfego e monitoramento de vídeo, faixas inteligentes para pedestres, com iluminação indicativa em LED.
Outros pontos citados são, a implantação de 10 novas paradas de ônibus com totens de informação ao usuário, internet Wi-Fi, ampliação de calçadas, implantação de ciclovias e instalação de equipamentos de inteligência para gestão de tráfego.
Além da reestruturação das 8 avenidas, estão em andamento a finalização do BRT Metropolitano, na Rodovia BR-316. Dois viadutos em construção em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, e outros dois na entrada da capital.
E a obra de ampliação da Rua da Marinha, localizada no “Polígono da COP”, onde deve passar de duas faixas de rolamento para seis. A obra vai beneficiar moradores de seis bairros e deve ajudar a escoar o tráfego da capital.