O município do Acará, na região do Tocantins, vem por muito tempo mantendo seu pioneirismo, e com muito pra comemorar. O campo acaraense é o maior produtor de raiz de mandioca por hectare do Brasil, segundo dados das últimas avaliações do Censo Agropecuário, chegando a produzir muito mais de mil toneladas da raiz por hectare ao ano, sendo que aproximadamente apenas 30% seja transformado em farinha. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) é responsável pelo atendimento do produtor rural do município, que ocupa 82% do território, espaço onde vivem aproximadamente cerca mais de 20 mil famílias que vivem da agricultura.
Não é toa que as comunidades rurais vivam da cadeia produtiva da mandioca, principalmente do produto beneficiado, como a farinha e o tucupi. Neste tempo em que a farinha está valorizada, aqueles produtores que se mantiveram na prática estão festejando.
Ressalta-se que o deputado federal Beto Faro, o político dos que mais trabalham em prol do crescimento e do desenvolvimento humano da região do Acará, entre outros 143 municípios que o deputado atua também, levando ações através do seu mandato. Hoje Beto Faro foi convidado pelo presidente Lula juntamente com o Governador Helder Barbalho para concorrer em 2022 ao senado da Republica.